quarta-feira, 10 de abril de 2013

#MeuProjeto:Começando o planejamento!

Olá pessoas, 
Como estão nessa quarta-feira? Se for em Fortaleza certamente com calor rsrs

Então hoje eu estou aqui para falar um pouco de como quem quer ter seu próprio negócio pode se organizar de maneira eficaz. 

Ter o próprio negócio vai exigir de você algumas coisas... uma delas é o tempo.

 Como fazer? 

Bom, um dos primeiros passos a serem tomados é fazer um planejamento bem detalhado do você pretende fazer e das suas metas, se você está começando como eu e ainda não tem todo tempo para se dedicar ao seu empreendimento terá que ter em mente o que você deseja para poder dividir o tempo, ver o que você mesmo poderá fazer o que deverá ser terceirizado e etc
Exemplo:
Metas para 2013 MeNah Acessórios

Divulgar a marca todos os dias da semana via facebook;
Fazer 3 posts semanais no blog da marca;
Lançar coleções a cada 2 meses e a cada mês fazer as peças de reposição.

Acima você tem uma lista resumida das minhas metas, você pode colocar também aquisição de determinado bem que você vai  precisar para otimizar o funcionamento do seu negócio como uma mesa nova, novos alicates, etc. Essas metas que fiz são anuais, você escolhe o tempo das suas como preferir.

Segunda coisa é você ter total conhecimento do que você faz, no meu caso, eu faço acessórios, mas para fazê-los eu tenho que:

Pesquisar modelos;
Fazer lista de material;
Comprar material;
Fazer as peças;
Precificar, fazer estoque;
Fotografar as peças;
Postar as fotos e divulgar.

E isso eh um ciclo, então, você também tem que ter esse controle sobre o que você faz para poder colocar no seu planejamento.

Então você começa a dividir os dias e horários que você vai trabalhar, no meu caso eu faço quase tudo e o que eu não faço eu acompanho o processo então,  coloquei turnos de trabalhos pensando nas minhas aulas da faculdade, na academia, nos dias que quero descansar, no dia quer preciso sair para resolver algo, tudo isso deve ser levado em consideração na hora de organização dos seus horarios mas são de extrema importancia para que seu trabalho seja levado a sério por você mesmo.

UFA! Essa foi a primeira fase do seu planejamento o TEMPO! que implica:
Conhecer bem as suas atividades e Ter as metas em mente e escritas em um papel pois fixam mais e reconhecer o seu negócio como um trabalho. Próxima semana falaremos sobre dicas para organizar o seu espaço.

Ateh! :D
curtam minha fanpage: https://www.facebook.com/menahacessorios?ref=ts&fref=ts